Já sabe o que comer no almoço da sexta-feira santa ou no domingo de Páscoa? Uma coisa é quase certa, vai ser peixe! Melhor ainda se for bacalhau, né?
O chef Junior Durski, presidente da rede de restaurantes Madero, dá a receita de um dos seus pratos preferidos para esta época do ano, o Lombo de Bacalhau. O prato é uma receita de família e compõe o cardápio do restaurante internacional Durski.

Lombo de Bacalhau Gadus Morhua, do restaurante Durski. Delicioso, né?
O Lombo de Bacalhau Gadus Morhua, com cebola, tomate, azeitona e batatas integra o cardápio do Durski, restaurante famoso pela gastronomia internacional e eslava. O local é ganhador de diversos prêmios, entre eles o de “O melhor restaurante do Sul do Brasil”, pelo Guia 4 Rodas, e também foi eleito em 2016 o Melhor Restaurante de Curitiba pelo jornal Gazeta do Povo. “O Lombo de Bacalhau é um dos pratos mais pedidos do Durski e eu considero um prato muito saboroso. Como sempre digo, gosto de servir o que gosto de comer, por isso fiz questão de incluir no cardápio esta receita tradicional da minha família”, conta Durski.
Confira abaixo a receita do Lombo de Bacalhau Gadus Morhua:
(Serve duas pessoas)
Ingredientes:
- 600g lombo de bacalhau dessalgado
- 4 batatas médias
- 02 colheres de azeite de oliva
- 06 unidades de azeitonas verdes
- 06 unidades de azeitonas pretas
- 06 unidades de tomate cereja
- 04 dentes de alho com casca
- 02 ovos cozidos
- 02 cebolas fatiadas
Modo de preparo:
- Grelhe o lombo de bacalhau no azeite de oliva por cerca de 10 minutos, até dourar e ficar macio. Cozinhe as batatas e deixe esfriar. Corte-as em rodelas e reserve.
- Enquanto o bacalhau doura, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva até murchar. Acrescente as azeitonas, os tomates e as batatas. Deixe aquecer bem e coloque os ovos cozidos cortados em quatro.
- Coloque no prato o bacalhau e os legumes e monte a seu gosto. Regue com azeite de oliva e sirva.
O chef ainda deixa duas boas dicas sobre o bacalhau: “Na hora de escolher, prefira o lombo de bacalhau dessalgado e congelado, que é muito bom. O processo de dessalga do bacalhau seco é difícil e demorado. Deixe isto para profissionais especializados. E antes de grelhar o lombo, seque-o em papel toalha.”
Agora é só saborear!