Porto Alegre vai receber a primeira edição do Projeto Matinê, um festival de cinema a céu aberto com o melhor da produção cinematográfica gaúcha e nacional. O evento será realizado nos dias 20 e 21 (sábado e domingo) de maio no Parcão, das 15h às 22h.
Durante o projeto o público poderá participar e interagir, de forma gratuita, a exibições de quatro filmes, shows musicais, vivências de cinema, oficina de maquiagem de efeitos especiais, oficina de animação em stop motion, espaço infantil, além de bate-papos com diretores renomados. As atividades serão conduzidas pelo ator Heinz Limaverde.
Ao longo da programação ocorrerá a vivência de cinema “Um Dia de Estrela”. Para esta oficina, o evento disponibilizará um set em chroma key e o público terá acesso a figurinos e adereços para encenar um momento clássico do cinema. Sob a direção técnica da Cena Um Produções e do diretor Jeffie Lopes, as cenas filmadas serão editadas e disponibilizadas posteriormente na internet, além de serem exibidas durante o evento.
O evento terá acessibilidade a cadeirantes e todos os filmes serão legendados. Para que as sessões tenham ainda mais gostinho de cinema, pipoca quentinha será distribuída aos espectadores.
Legal, né? Então confere a programação completa:
20 de maio, sábado
15h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela” / Oficina de efeitos especiais / Oficina de animação
16h – Bate–papo com diretor
17h – Show com Cine Floyd – O Mágico de OZ
18h – Mostra Curta Pró-Cultura RS
19h – Exibição do filme de animação Até que a Sbornia nos Separe (Otto Guerra – 2013)
20h30 – Exibição do longa-metragem Aquarius (Kleber Mendonça Filho – 2016)
22h – término
21 de maio, domingo
15h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela”
16h – Bate–papo com diretor
17h – Show com Cine Floyd – 2001 Uma Odisséia no Espaço
18h – Mostra Curta Pró-Cultura RS
19h – Exibição do filme de animação O Menino e o Mundo (Alê Barreto)
20h30 – Exibição do longa metragem Saneamento Básico (Jorge Furtado – 2016)
22h – término
Matinê é financiado pelo Pró-Cultura RS através do patrocínio da NET CLARO, tem apoio da Mosaico Cultural e Conteúdo Gestão Cultural, e realização da Olelê e do Grupo Austral.