A organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou, na última terça-feira (27), que o cineasta gaúcho Otto Guerra será o homenageado com o troféu Eduardo Abelin. Ele receberá a honraria durante a 45ª edição do evento, que ocorre entre os dias 17 e 26 de agosto, na Serra gaúcha.
Com longa trajetória em Gramado, Otto esteve pela primeira vez no festival em 1984 com a produção “O Natal do Burrinho”, que lhe rendeu o prêmio de melhor filme na Mostra Gaúcha de Curtas. Desde então, o cineasta teve seus trabalhos premiados em outras seis edições, sendo a mais recente em 2013, com o longa-metragem “Até Que a Sbórnia nos Separe”, vencedor dos prêmios de melhor filme pelo júri popular e direção de arte. “Nave Mãe”, “Novela”, “O Reino Azul”, “Treiler” e “As Cobras” foram outros filmes de Otto celebrados em Gramado.
Destinado a diretores, cineastas ou entidades de cinema brasileiros, o troféu Eduardo Abelin foi criado em 2003 e já homenageou, em suas últimas edições, nomes como José Mojica Marins, Zelito Viana, Walter Carvalho e Arnaldo Jabor.