Viaduto Otávio Rocha recebe espetáculo em homenagem a Caio Fernando Abreu

(DE)COLAGEM) - Credito Natalia Utz 3

Concebido a partir de textos de Caio Fernando Abreu transformados em dramaturgia por Luís Artur Nunes, o espetáculo multicênico (DE)COLAGEM estreia em Porto Alegre na próxima semana com três apresentações gratuitas em um palco inusitado e aberto: o Viaduto Otávio Rocha, no centro histórico da capital. Reunindo teatro, música, dança, pintura e recursos audiovisuais, a montagem inédita e inovadora será encenada nos dias 21, 22 e 23 de junho, sempre às 20h.

Com patrocínio da Oi, apoio cultural da Oi Futuro e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto foi proposto via edital, desafiando os selecionados a criarem, em pouco tempo e de forma colaborativa, as apresentações que o público poderá conferir em Porto Alegre. Participam do projeto a atriz e cantora Adriana Deffenti; os diretores Bruno Polidoro e Bruno Gularte Barreto junto à Besouro Filmes; a Cia Atimonautas, com seu teatro de bonecos adulto; o Coletivo Moebius, com sua dança contemporânea; e o designer gráfico e bailarino Jackson Brum.

A montagem é multicênica porque possibilita que diversas cenas do texto aconteçam de forma simultânea enquanto o espectador interage com a obra, fazendo a colagem dessas cenas. Durante todo o espetáculo, imagens audiovisuais desenvolvidas por Bruno Gularte Barreto e Bruno Polidoro serão projetadas na parte superior do viaduto, nos prédios no entorno e nos corpos dos artistas. Além disso, serão apresentados ao público vídeos com cenas extraídas dos arquivos pessoais dos diretores contendo imagens da casa de Caio F. e dos demais locais em que ele viveu pelo mundo, e até mesmo uma interpretação de um dos textos do escritor feita pela atriz Sandra Dani.

Simultaneamente, Jackson Brum pintará ao vivo uma tela temática com assuntos abordados na dramaturgia de Nunes e nas ideias de Caio, que completaria 70 anos em 2018. A cada apresentação, uma nova tela de 1,60m x 1,25m será feita, totalizando, até a última sessão, um conjunto de 14 painéis entre os que serão pintados ao vivo e os que já estarão fixos no local.

Para o espetáculo, a cantora Adriana Deffenti musicou alguns dos principais versos do texto original de (DE)COLAGEM. Acompanhada pelo músico Ricardo Pavão com sampler, violão, baixo e instrumentos alternativos, ela interpretará trechos da obra, improvisando ao vivo em cima de trilhas pré-gravadas. Enquanto isso, quatro bailarinos do Coletivo Moebius estarão em cena, contracenando e interagindo com elementos urbanos das escadarias do viaduto e da Rua Duque de Caxias.

Já a Cia Atimonautas participa da montagem com seus bonecos habitáveis, representando teatralmente alguns dos diálogos centrais da dramaturgia, com gestos significativos e jogos de palavras complementados com ambientação sonora especialmente composta para as cenas.

Encenado em 1977 no Teatro de Câmara, o texto original de (DE)COLAGEM é parte do acervo Espaço Sonia Duro – Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Cênica, sediado no Teatro de Arena. A obra, que foi censurada na época com cortes feitos pela Divisão de Censura de Diversões Públicas, apresenta uma estrutura surpreendente com “um continuum de eventos, um fluxo ininterrupto de imagens, onde se passarão mudanças, repetições, permutações”, como o próprio texto assinado por Nunes e Caio F. anuncia em seu início. A peça em dois atos reúne sete diferentes quadros, os quais já previam efeitos de sombra em telão, coreografias e diálogos carregados de subjetividade.

Além das três apresentações gratuitas no Viaduto Otávio Rocha, o espetáculo multicênico (DE)COLAGEM terá continuidade online, podendo ser acessado por qualquer pessoa a qualquer momento em qualquer lugar do mundo. Durante e após a realização dos espetáculos ao vivo no centro histórico da capital, a montagem também poderá ser acompanhada em um tour virtual em 360 graus que estará disponível em http://www.decolagem.site a partir do dia 21 de junho.

O projeto ainda prevê oficinas totalmente gratuitas com os grupos e os artistas que participam do espetáculo. As atividades ocorrem nos dias 17, 18, 19 e 23 de junhoem diversos espaços de Porto Alegre, com cinco temas: vivência com bonecos híbridos; vídeo arte e performance; graffiti; composição em teatro e dança; e canto além da técnica. Para participar, é necessário ser maior de 16 anos e fazer a inscrição preenchendo um formulário online disponível no site do espetáculo. As informações completas, a programação das oficinas e os formulários de inscrição podem ser conferidos em http://www.decolagem.site/acoes ou no serviço abaixo.

ESPETÁCULO MULTICÊNICO (DE)COLAGEM

Dias 21, 22 e 23 de junho, às 20h
Viaduto Otávio Rocha (Centro Histórico de Porto Alegre)
Gratuito
Duração: aproximadamente 90 minutos
Classificação: Livre

OFICINAS (para interessados em geral, maiores de 16 anos)

DANÇA – EXERCÍCIOS DE COMPOSIÇÃO | Ministrante: Coletivo Moebius
Dia 17 de junho, domingo, às 15h, na Casa Bosque (Rua Dona Gabriela 107 – Menino Deus)
Sinopse: Corpo, espaço e jogo. Na oficina de Exercícios de Composição, serão utilizadas ferramentas do teatro e da dança para experienciar pequenos processos de composição.

ARTES VISUAIS – OFICINA DE GRAFFITI |Ministrante: Jackson Brum
Dia 18 de junho, às 14h, no Vila Flores – Ap 2D – Estúdio do artista (R. São Carlos, 753 – Floresta)
Sinopse: Breve apresentação da história da street art e graffiti, contextualizando e fazendo contato com imagens e conceitos. Princípios de cores e técnicas de coloração (luz e sombra, degradê, sfumato), exercícios com lápis de cor, sobre degradê e luz e sombra no desenho, são alguns recursos utilizados, bem como exercícios básicos com tinta. Outros aspectos como análise de materiais (tag), contato com materiais que são utilizados para fazer pintura mural e/ou graffiti, exercícios para criação de tags, que são as assinaturas dos graffiteiros. A experiência pretende ainda passar por estudo dos estilos de letras tradicionais no graffiti (throw-up e wild style), exercícios para desenvolvimento de letras, prezando pelo desenho autoral do aluno e a prática do graffiti.

DANÇA – O CANTO ALÉM DA TÉCNICA: A EXPRESSÃO DA VOZ CANTADA | Ministrante: Adriana Deffenti
Dia 18 de junho, às 14h, na Pinacoteca (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico)
Sinopse: Como no teatro, no canto há texto e subtexto na canção. A melodia também é um discurso, entoado em conjunto com o texto. Muitas vezes o estudo e prática do canto se apoiam nas habilidades do corpo em produzir determinadas sonoridades, mas onde a técnica encontra a emoção? Como construir um “subtexto da canção” e onde ele começa e termina? A partir de canções escolhidas pelos participantes, a oficina busca desenvolver, em grupo, um discurso verbal e musical da canção, dando sentido ao que se canta, derrubando as pontes entre a técnica e a interpretação. A performance em aula é individual, mas todos assistem, comentam e, por vezes contribuem na performance dos colegas.

TEATRO – VIVÊNCIA COM BONECOS HÍBRIDOS | Ministrante: Cia Atimonautas – Teatro de Bonecos
Dia 19 de junho, às 9h, no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835 – Centro Histórico)
Sinopse: Vivência de manipulação de bonecos híbrido/habitáveis com troca de experiências sobre o processo construtivo dos personagens. Nesta vivência o publico poderá conhecer o processo de criação dos personagens através desenhos, fotos e vídeos; entender a motivação para criação para cada uma das cenas do espetáculo (DE)COLAGEM, assistir as cenas da performance com explicação das técnicas de manipulação de bonecos; e explorar a relação boneco x ator/manipulador em suas diversas possibilidades de interação.

AUDIOVISUAL – VIVÊNCIA EM ESTÁTICAS DE VÍDEO ARTE E PERFORMANCE | MinistranteS: Bruno Barreto e Bruno Polidoro – Besouro Filmes
Dia 23 de junho, às 15h, no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835 – Centro Histórico)
Sinopse: A aula prática e conceitual levará os participantes a um mergulho em referências estéticas de vídeo arte e performance, além de exemplos de documentários não tradicionais, de cunho mais poético e desconstrutivo. Após essa apresentação expositiva, será desenvoldia uma atividade prática de captação de imagens, com apresentações de técnicas básicas de operação de câmera e desenho de luz, instigando a construção, em grupos, de imagens conceito a partir de fragmentos de textos de Caio Fernando Abreu. Em um exercício coletivo, os alunos receberão esses trechos de obras de Caio F. e terão um tempo para captar imagens que representem a subjetividade do texto. Após esse momento, o material será projetado e uma conversa se desenvolverá visando pensar a relação entre cinema, audiovisual e literatura, onde o texto impulsiona a construção de imagens.

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