Concerto Comunitário da Primavera acontece nesta quinta

Com apresentação do Ministério Da Cultura e do Grupo Zaffari, a série Concertos Comunitários terá mais uma edição. O Concerto de Primavera será no feriado de 20 de setembro, no Auditório Araújo Vianna. Marcado para às 11h, será um espetáculo especial da Orquestra Unisinos Anchieta, com interpretações de canções famosas do repertório do jazz.

17547_com_0465

Concertos Comuntários – Foto: Cristiane Moreira

No programa de Clássicos do Jazz, a orquestra – regida por Evandro Matté – vai executar George Gershwin (Summertime), além de Nina Simone (Feeling Good). Também o jazz contemporâneo estará representado, com Don’t Know Why, sucesso gravado pela cantora Norah Jones. O espetáculo contará ainda com a participação dos solistas Luciano Leães, Débora Neto, Mari Kerber e Ale Ravanello.

Concertos Comunitários

Projeto incentivado pelo Grupo Zaffari que, desde 1987, leva música clássica de forma gratuita às comunidades gaúchas. Apoiada pelas Leis de Incentivo à Cultura, a iniciativa foca-se na visão de que a arte dos grandes mestres da música erudita e popular tem um grande apelo sobre as pessoas. O primeiro maestro, Frederico Gerling Jr., imprimiu entusiasmo, amor e alegria aos espetáculos; aspectos que até hoje norteiam as apresentações. Desde 2014, a regência artística dos Concertos é conduzida pelo maestro Evandro Matté juntamente com a Orquestra Unisinos Anchieta.

Orquestra Unisinos Anchieta

Regência | Evandro Matté

Solistas

Débora Neto | Luciano Leãs | Mari Herber | Ale Ravanello

PROGRAMA:

Tradicional | Just a Closer Walk

William Christopher Handy | Saint Louis Blues*

Norah Jones | Don’t Know Why?*
Solista: Débora Neto

George Gershwin | Summertime*
Solista: Débora Neto

Nina Simone | Feeling Good**
Solistas: Mari Kerber & Ale Ravanello

Mari Kerber & Ale Ravanello | Right Across the Street***
Solistas: Mari Kerber / Ale Ravanello

Paul Desmond | Take Five*

Louis Armstrong | Go Down Moses***
Solista: Luciano Leães

Luciano Leães | Song for JB*
Solista: Luciano Leães

Louis Jordan | Caldonia**
Solistas: Mari Kerber & Ale Ravanello

Gerald Marks | All of Me*
Solista: Débora Neto

Ray Charles | Georgia on my mind*
Solista: Luciano Leães

Glenn Miller | In the Mood *

Chick Corea | Spain *

Arranjos:

Alexandre Ostrovski Jr*
Silvane Guerra**
Silvio Sandro***

Orquestra Unisinos Anchieta

Fundada em 1996, pelo Maestro José Pedro Boéssio, a Orquestra Unisinos Anchieta realiza uma programação artística diversificada, atendendo a diferentes perfis de público, buscando a renovação de ideias, abordagens e leituras, além de promover associações inesperadas pela música de concerto, contemporânea e popular. A proposta, além da simples oferta de apresentação da orquestra, objetiva garantir o acesso não apenas à música de concerto, mas a outras linguagens vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares. Vencedora do Prêmio Açorianos de Música em 2005, a orquestra entrega ao público o diferencial de espetáculos com inclusão de outras linguagens cênicas, tais como, teatro, dança e artes plásticas. Importantes concertistas e músicos de distintos estilos atuaram com a orquestra, entre eles: Altamiro Carrilho, Emmanuele Baldini, Fred Mills, Kleiton & Kledir, Pierre Dutot, Renato Borghetti, Yang Liu, entre outros. Nos últimos anos, a Orquestra Unisinos Anchieta tem apresentado diferentes séries de concerto, com destaque para as óperas Il Campanello di Notte e Rita (Donizetti) e Bastien Bastienne (Mozart). A direção artística e regência da orquestra estão sob a responsabilidade do maestro Evandro Matté.

Evandro Matté | Regente

É diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta; diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Estado do RS e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas; Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).  Esteve à frente de orquestras do Uruguai, EUA, Argentina, França, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do Show Musical Anchieta e do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música. É pós-graduado em Gestão Empresarial.

Luciano Leães

Considerado um dos principais pianistas do país, Leães foi vencedor por duas vezes do Prêmio Açorianos de Música na categoria de melhor instrumentista pop. Com mais de 20 anos de carreira, Leães solidificou seu reconhecimento nacional e internacional com o lançamento do seu disco “The Power of Love” (2015). Foi convidado para turnês nos EUA, Argentina e tocou em alguns dos principais festivais de jazz e blues do Brasil e do exterior. É responsável e curador do projeto Clube do Blues, que insere o Rio Grande do Sul na rota de shows de blues nacionais e internacionais. Abriu o show de Elton John em Porto Alegre tendo sido selecionado pela produção do músico inglês.

Débora Neto

A cantora gaúcha Débora Neto, de 21 anos, estuda música desde os 2 e começou a cantar profissionalmente aos 7 anos. Em 2003 foi convidada a gravar o CD “Um Natal em Família” com Isabela Fogaça, dando origem a um espetáculo musical que durou 11 anos, com apresentações em diversos estados. Em 2012, participou do Reality Show Ídolos, da Rede Record, ficando entre os 20 melhores cantores do RS e 60 melhores do Brasil. Cantou no Copacabana Palace, no RJ, abrindo um show do cantor Ed Motta e também no Hotel/Cassino Conrad, em Punta Del Este. Em 2016 ficou em 2º lugar na categoria universitária do Festival Canto Livre e também foi vice-campeã do Festival da Canção Francesa. Em 2017 foi solista da Orquestra Unisinos Anchieta em diversos espetáculos, como Clássicos do Jazz, do Festival Internacional de Música de Pelotas, e Concerto Comunitário de Natal Zaffari, apresentando-se, na ocasião, para 35 mil pessoas. Atualmente, além de cantora, é formada em jornalismo, dubladora e integra o grupo acappella Voice In, que já contabiliza mais de 15 milhões de visualizações em seus vídeos, além de aparições na TV nacional e regional.

Mari Kerber

Atua como pianista, cantora e compositora em trabalho solo de canções e música instrumental com participações especiais, intitulado Em Movimento. Formou o Dueto Mari Kerber e Ale Ravanello onde atua como como cantora de blues e jazz, com lançamento de CD previsto para 2018. Campos a trilha sonora para a peça de teatro João e o Pé de Feijão (exibida no Casa de Cultura Mário Quintana/ Porto Alegre) junto ao compositor Jean Presser, com direção de Paulo Guerra e a composição da trilha sonora do web-vídeo Bolso & Alma, junto de Jean Presser e Fernando Basso, no estúdio Som de Cinema/POA.

Ale Ravanello

Músico com vinte anos de carreira, harmonicista especializado em Blues, Folk, Country, e Pop. Foi atração destaque em dez edições do Mississippi Delta Blues Festival, no 11o Encontro Internacional da Harmônica em 2012 e no Buenos Aires Blues Festival em 2009. Possui três CDs gravados com o seu quarteto, Ale Ravanello Blues Combo, um CD e um DVD gravado com o projeto Bourbon Blues e lançará, ainda em 2018, o CD “So Many Stories to Tell” com a pianista Mari Kerber, e o DVD de 10 anos de carreira do quarteto Ale Ravanello Blues Combo.

Orquestra Unisinos Anchieta
Regência: Evandro Matté

Violinos

Fabrício Basso | Gabriel Correa | Gean Veiga | Geovane Marquetti | Geraldo Moori | Iris Andrade | Kauê Trojan | Leonardo Bock | Rosane Benício | Silvane Guerra | Silvio Souza

Violas

André Meneghello | Gabriela Vilanova | Naila Domingos | Tiago Neske

Violoncelos

Diego Biasibetti | Douglas Araújo | Philip Mayer

Contrabaixos

Márcio Fisch | Fábio Alves

Clarinete

Marcelo Piraino

Trompete

Tiago Linck

Trombone

José Milton

Saxofone

Luis Santos

Percussão

Douglas Gutjahr

Bateria

Jorge Matte

Produção: André Munnari, David Castro e Katielle Hendler

Secretária executiva: Ana Cristina Froner

Duração: 90 min
Classificação etária: livre

Concerto Comunitário da Primavera – Clássicos do Jazz
Auditório Araújo Vianna – Porto Alegre
Dia 20 de setembro (quinta-feira), às 11h
Entrada franca

Adquira seus ingressos nos seguintes locais:

– Bilheteria do Teatro do Bourbon Country (de segunda a sábado, das 14h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h);
– Zaffari da rua Fernandes Vieira (segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingos das 9h às 21h);
– Zaffari da rua Marechal Floriano (de segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingos, das 9h às 20h);
– Zaffari Higienópolis (de segunda a sábado, das 9h às 22h);
– Zaffari da rua Lima e Silva (segunda a sexta, das 9h às 21h).

Retirada limitada a dois ingressos por pessoa.

Ministério da Cultura e Grupo Zaffari apresentam

Realização: Jesuítas Brasil, Unisinos, Colégio Anchieta e Orquestra Unisinos Anchieta e Ministério da Cultura, Governo Federal

Planejamento Cultural: Opus Promoções

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s