Espetáculo “A Mulher Arrastada” é o grande vencedor do 13º Prêmio Braskem em Cena

24701928

O espetáculo A Mulher Arrastada foi o grande vencedor do 13º Prêmio Braskem em Cena. O júri oficial elegeu a montagem como o melhor espetáculo local da 25ª edição do Porto Alegre em Cena e também concedeu o prêmio de melhor atriz ou bailarina para Celina Alcântara, protagonista da peça.

A partir de um episódio real ocorrido em 2014, o texto do dramaturgo Diones Camargo ganha força na direção de Adriane Mottola e na atuação contundente de Celina Alcântara, que interpreta a figura trágica de Cláudia Silva Ferreira – mulher negra e pobre que, após ser baleada por policiais quando saía de casa para comprar pão, teve o corpo arrastado pela viatura, nesta lamentável ação da PM no Morro da Congonha (RJ). A peça instiga a reflexão acerca das barbáries a que a população periférica do país é submetida diariamente e questiona o papel da mídia e da sociedade no processo de silenciamento de vozes que expõem e denunciam um sistema excludente e desigual ao apagarem o nome das vítimas, reduzindo-as a mera estatística, tal como ocorreu com Cacau, que passou a ser chamada pela impessoal e cruel alcunha de “mulher arrastada”.

A escolha aconteceu na manhã deste domingo, dia 23 de setembro, pelos jornalistas Alice UrbimClaudia LaitanoCristiano Vieira e Roger Lerina. Na categoria de melhor diretor ou coreógrafo, o júri escolheu Liane Venturella, por Imobilhados. Já o título de melhor ator ou bailarino ficou com Zé Adão Barbosa, pela atuação em Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços, enquanto o prêmio na categoria destaquefoi concedido para o espetáculo HiatoQual a diferença entre o charme e o funk? foi eleito o melhor espetáculo pelo júri popular. Os vencedores foram anunciados durante a festa de encerramento do 25º Porto Alegre em Cena, que reuniu artistas, organizadores e plateia no Centro Municipal de Cultura.

25º Porto Alegre em Cena é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Porto Alegre. O patrocínio master é da Braskem e o patrocínio é de PanvelBarraShoppingSulMultiplan e Itaú. Os agentes culturais são a Primeira Fila Produções e a Leão Produções. Apoio institucional do Grupo RBSTVE e FM Cultura. Apoio cultural do Programa Pontes (uma parceria Oi Futuro com o British Council), VitlogSesc-Sistema FecomércioTheatro São Pedro e Associação de Amigos do Theatro São Pedro. O festival conta com o financiamento Pró-cultura RS, mecanismo de incentivo à cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES

Melhor espetáculo (júri oficial): A Mulher Arrastada
Melhor diretor (a) ou coreógrafo (a): Liane Venturella, por Imobilhados
Melhor ator ou bailarino: Zé Adão Barbosa, por Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços
Melhor atriz ou bailarina: Celina Alcântara, por A Mulher Arrastada
Melhor espetáculo (júri popular): Qual a diferença entre o charme e o funk?, do Pretagô

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s